Olá, turma do 9º ano.
Como já havíamos conversado em
sala de aula, iremos estudar através de interpretação de imagens. Para dar início a
este tipo de atividade, vocês deverão relacionar as imagens a seguir com o
Imperialismo, uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma
nação dominante sobre outras.
O imperialismo europeu demonstrou
a sua força ao dominar muitos países, principalmente na África e Ásia. Uma
característica dos países imperialistas é que o seu domínio sobre outro país
era justificado através de três explicações: o etnocentrismo, que indicava que
alguns povos eram superiores a outros; o racismo e o darwinismo social (uma
interpretação equivocada da teoria da evolução), que explicavam o poder dos
mais fortes sobre os mais fracos graças à seleção natural.
Para auxiliamos se necessário
consultem os seguintes sites:
https://www.todamateria.com.br/imperialismo/
ATIVIDADE AVALIATIVA
Analise as imagens e relacione-as com o Imperialismo.
Especifique sobre qual imagem você estará escrevendo nos comentários.
Obs: não copie respostas prontas da internet. Quero ver a sua interpretação.
Especifique sobre qual imagem você estará escrevendo nos comentários.
Obs: não copie respostas prontas da internet. Quero ver a sua interpretação.
Amanda T. Formigari
ResponderExcluir9ºano 02
Imperialismo
Imperialismo consiste numa política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.
Nessa perspetiva, estados poderosos procuram ampliar e manter seu controle ou influência sobre povos ou nações mais fracas.
Ações imperialistas na África e na Ásia
Ásia e África
O período da conquista europeia na Ásia começa por volta de 1500 e continua até a metade do século XX e até a I Guerra Mundial, a maior parte da Ásia estava sob controle europeu.
Por sua vez, durante o século XIX na África, alguns acontecimentos despertaram a atenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente:
a abertura do Canal de Suez, em 1869;
a descoberta de uma série de minas de diamantes na África do Sul.
Conclusão
É assim que podemos compreender as dificuldades que certos países têm até os dias atuais. As marcas profundas deixadas pelo colonialismo se refletem em suas culturas, políticas, economias e são vistas com clareza nas guerras e massacres causados por diferenças étnicas. São países ainda, de certa forma, dominados pelas nações poderosas.
Curiosidade
O fato de o Brasil buscar vários investimentos em países vizinhos tem motivado algum desconforto nesses países. Vários artigos já foram escritos sobre a preocupação de países como Bolívia, Equador, Argentina, Guiana, Paraguai e Peru, a respeito daquilo que chamam de "imperialismo brasileiro".
Aluna: Sofia Schëpping 9anos 1.
Excluir*1 imagem:*
Cumpri-se um domínio sobre toda riqueza encontrada no território, assim como temos até hoje de forma sutil não só na África ou na Ásia, mas em nosso país características dessa cultura de exploração. Muitos países de fora compram terras como forma de domínio, para obter as nossas riquezas naturais.Mas nessa imagens mostra a exploração dos minérios especiarias e de tudo que tinha se valor no local explorado um domínio econômico.
*2 imagem:* Nesta imagem mostra que os estados mais poderosos é que conseguiam manter seu controle ou influência sobre povos ou nações mais fracas, Ou seja o que tinha maior poder bélico, estratégia ou convencimento vencia. Como houve a descoberta dos diamantes da África do Sul e a abertura do canal de Suez os olhos da Europa ficaram atentos as riquezas a serem exploradas. Houve muita disputa nos territórios pois tinham uma grande importância econômica para aqueles que explorassem.
*3 imagens:* Um homem mostrando uma linha como sinal de desejo e domínio territorial.Como a história mostra provávelmente o desejo da construção ferroviária entre o Egito e o sul África que traria um grande avanço na econômico para os exploradores.Ou sobre os missionários que desafiaram o governo e educaram estudantes negros em uma época em que essa prática não era permitida.Os missionários construíram hospitais, escolas e trouxeram medicamentos diminuindo a mortalidade infantil, salvaram incontáveis milhões de vidas negras.Foram na contra mão do governo da época.
-Jenifer Kauane Harka, 9° ano 1
ResponderExcluirImperialismo
O imperialismo consiste em uma política de expansão e domínio territorial, cultura e economia de uma nação sobre outras. Com isto Estados com mais poder buscam manter controle e influência sonre nações mais fracas.
Ações imperialistas na África e na Asia
•África
Como houve a descoberta dos diamantes da África do Sul e a abertura do Canal de Suez, chamou muita atenção da Europa. Os países europeus rapidamente começaram a disputar o território pois tinha uma grande importância econômica.
Em certas áreas os europeus usavam as forças militares para conquistar os territórios, em outras, os líderes africanos e os europeus entraram em entendimento à respeito do controle em conjunto sobre os territórios
•Ásia
A Índia tornou-se uma área muito cobiçada pelos comerciantes da Europa, graças às especiarias que possuía em seu território.
Os portugueses dominaram por cerca de meio século a rota comercial marítima que levava ao Oriente, então conseguiam controlar o valioso comércio de mercadorias indianas.
No século XVIII, a supremacia econômica da Inglaterra sobre a Índia estava assegurada, situação favorecida pela ausência de centralização política em território indiano. Nessa época, a Índia se encontrava dividida em diversos estados rivais. Essa rivalidade era estimulada pelos ingleses, a fim de evitar uma centralização política que prejudicasse seus interesses econômicos.
Em 1857 eclodiu na Índia uma revolta nacionalista contra o domínio inglês. Chamada Revolta dos Cipaios, este conflito durou até 1859, quando os rebeldes foram derrotados pelos ingleses, que conseguiram, a partir de então, impor um domínio ainda mais rígido.
A garantia do domínio britânico sobre a Índia, não apenas econômico, mas também político, consolidou-se em 1877, quando a rainha Vitória da Inglaterra foi coroada Imperatriz da Índia.
-Julie Camile Oliveira da Silva
ResponderExcluir-9° ano 1
Imperialismo
É a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
As vezes o imperialismo é somente a expansão econômica dos países capitalista
Ações Imperialistas na África e na Ásia
África
Na metade do século XIX a presença colonial europeia na África estava limitado
Em 1869 teve a descoberta de diamantes na África do Sul ,oque despertou interesse na Europa. É logo os países Europeus começaram a disputar território.
Ásia
O período da conquista da Ásia começou por volta de 1500 até metade do século 20,Porém alguns historiadores acham que ainda não terminou
A Europa começou a ter interesse pela Ásia e queria começar a explorar as riquezas do continente ,a Europa começou a conquistar e colonizar terras.Isso na epoca da 1 Guerra Mundial
Geovana Lourenço Ribeiro
ResponderExcluir9º ano 2
É possível ver na imagem 1, a parte da América do Norte que corresponde aos Estados Unidos e ao Canadá, e a Europa, cheias de moedas (provavelmente de ouro). Também podemos ver a África, vazia, como se houvesse sido explorada.
Isso representa o domínio desses países sobre a África durante o século XIX. Além de explorar os recursos naturais do continente, escravizavam os homens, tendo mão de obra gratuita.
Na imagem 2, as bandeiras fixadas em diferentes pontos da África, representam a Partilha da África, que foi, basicamente, a divisão da África feita por países europeus, separando territórios para invadir, de forma simultânea e gradativa.
Na imagem 3, vemos Cecil Rhodes, um dos mais conhecidos exploradores do continente africano, em pé sobre o mapa da África enquanto segura uma linha, que representa o sonho da Inglaterra de construir uma estrada de ferro entre o Egito e o sul da África.
Ana Luiza Roedel
ResponderExcluir9-2
Na primeira imagem é possível ver que o Canadá, EUA, Europa e um pouco da Rússia, extraíram minérios dos territórios africanos.
Na segunda imagem, as bandeiras estão em diferentes pontos da África, como se fossem territórios disputados, por países europeus.
Na terceira imagem, vemos um homem que parece ter explorado o continente africano, há duas linhas que se cruzam entre suas mãos, isso seria um dos grandes objetivos da Inglaterra, criar (construir) uma estrada de ferro entre o Egito e o Sul da África com o intuito de facilitar a governabilidade, e permitir que o exército se movesse rapidamente para pontos críticos.
Davi Felipe Rafaeli
ResponderExcluir9-2
Na imagem 1 é possível observar que os EUA, Canadá e a Europa exploraram e extraíram todas as riquezas da África. Além da exploração dos recursos naturais, os países ainda escravizavam os homens, ou seja, tinham mão de obra fácil.
Na imagem 2 as bandeiras representam a separação do continente africano feita pelos países europeus, ou seja, cada país tinha um local para explorar e extrair os recursos.
Na terceira imagem observamos um homem, que explorou o continente africano, estava em pé sobre a África segurando uma linha, que representava o sonho da Inglaterra cujo tal era de construir uma ferrovia entre o Egito e o sul da África.
Nicolas Calebe Batista de Barros
ResponderExcluir9-2
Na primeira imagem é possível observar que os países Canadá,Estados Unidos e o continente europeu, tinham explorado a África, assim extraindo as riquezas que ali existiam,e deixando a África devastada. A além da exploração dos recursos naturais do continente africano, os outros estados escravizavam os homens, assim conseguindo uma mão de obra barata e fácil...
Na segunda imagem, é nítido perceber que as bandeiras representam os países que participaram dessa separação do continente africano, e cada país participante, tinha seu ponto de extração marcado no mapa...
Na terceira imagem observa-se um homem cujo tal parecer esta em posse de uma parte do continente africano assim explorando, estava em pé sobre o continente segurando uma linha entre seus braços, que representava o sonho da Inglaterra, que consistia em construir uma ferrovia entre o Egito e o sul da África
Imagem 1 podemos perceber que a África
ResponderExcluirDevastada pelos paises estados unidos,
Canada e europa que aparese na imagem cheios de recursos dela
Imagem 2 podemos perceber que a África dominados por bandeiras enfiquesadas dos países reino unido Alemanha italia fransa
Imagem 3 podemos obiservar que o mapa da África dominado de ponta a ponta pelo colonisador cecilio jhn rhodes personagem na construção da ferrovia o
Caibro no Egito alcabo na África do sul nunca realizado e tambem foi um dos fundadores da companhia de beers que na tualidade detem aproximadamente
44% de todo o mercado mundial de dia mantes.
Paula Zatteli da Silva
ResponderExcluir9° ano 2
Na primeira imagem podemos ver sobre o Imperialismo que foi utilizado para às práticas da política que uma nação buscava expansão territorial, econômica e cultural sobre outra nação. Nessa imagem também representa a exploração e a extração dos recursos e riquezas da África.
Na segunda imagem podemos ver que as bandeiras estão em diferentes locais porem continuam na áfrica.portanto isso representa a separação áfrica que foram feitas pelos europeus.
Na terceira imagem podemos ver um homem que estava marcando o território que ele havia tomado,e tirando todas as riquezas que haviam no local.Ele segurava uma linha é essa linha representava o sonho da Inglaterra que era de construir uma ferrovia do Egito até o sul da África.
Pamela Barbetta
ResponderExcluir9 ano 2
As três imagens mostram como os países Imperialistas se aproveitaram e exploraram a África.
Na imagem 1, mostra que os países Imperialistas tiraram as riquezas da África.
Na imagem 2, mostra que os países Imperialistas colonizaram o continente africano, e se acharam os donos da África.
Na imagem 3, mostra que eles usaram guerras para dominar o continente africano.
Sarah Preis de Lima 9 nao 1
ResponderExcluirNa 1 imagem é possível observar que os Estados Unidos,Canadá e a Europa extraíram todas as riquezas da África
Na 2 imagem representa a separação do continente africano feita pelos europeus, onde a bandeira do país específico estava era onde eles poderiam explorar e tirar recursos
Na 3 imagem vemos um homem que explorou o continente africano,e as linhas que cruzam a mão dele representa o sonho da Inglaterra de construir uma ferrovia entre Egito e o sul da África
André Tiago O.Ribeiro
ResponderExcluir9° ano 2
Imagem 1
Na imagem, a parte da América do Norte Estados Unidos e ao Canadá, e a Europa, cheias de bems financeiros, e do outro lado a africa vazia sem nada como se tivesse sido explorada.
Imagem 2
Podemos ver bandeiras em diferentes pontos da África, esses pontos se referem a Divisão da África feita por paises europeus, separados para serem invadidos.
Imagem 3
Cecil Rhodes, um dos mais famosos exploradores do continente africano, com os pés sobre a africa ( mapa da africa) as linhas entre suas mãos se refere a um dos grandes objetivos da Inglaterra, que era construir uma estrada de ferro que facilitava a governabilidade entre o Egito e o Sul da África, permitia rapidamente o movimento do exécito para pontos criticos
Raphael Isaac Mandel Koslowski
ResponderExcluir9 ano 2
Na primeira imagem podemos ver que a África está sendo explorada, extraindo minérios e petróleo.
Na segunda imagem vemos os países europeus dividindo os territórios que cada um iria explorar, sendo assim cada país tinha um local específico para extrair minério e petróleo.
Na terceira imagem vemos um homem que explorou a África, e a linha que passa por suas mão significa uma linha ferroviária que ligava o sul da África até o Egito
Kauane Pires
ResponderExcluir9 ano 2
Na imagem 1, podemos ver que o Canadá, EUA e a Europa exploraram, extraíram todos os recursos da África, as pedras representam esses recursos e riquezas e por isso estão sobre uma parte da America do Norte e da Europa.
Na imagem 2, podemos observar que tem bandeiras de diferentes países europeus em diferentes lugares da África, isso significa o território que cada país europeu iria explorar (extrair recursos, invadir).
Na imagem 3, tem um homem chamado Cecil Rhodes, ele está com os pés sobre a África, e em suas mãos tem uma linha que era um dos objetivos da Inglaterra, fazer uma estrada de ferro entre o Egito e o sul da África.
Eduarda Antunes. 9-1
ResponderExcluirNa primeira imagem podemos ver que alguns países como Canadá, Estados Unidos e também a Europa em geral extraiu as riquezas da África, deixando ela muito devastada com poucas riquezas e também com uma mão de obra muito ruim.
Na segunda imagem podemos observar que está situado em lugares diferentes as bandeiras de cada país que participou dessa exploração da áfrica. Cada país tinha o seu ponto "principal".
E na terceira imagem Observamos um homem que estava em pé sobre o continente africano, em seus braços tem uma linha que era um dos sonhos da Inglaterra, construir uma linha ferroviária que ligava o Egito e o Sul da África.
Luis Henrique Wojcik
ResponderExcluirImperialismo
Nações poderosas procuram tornar e manter controle ou influência sobre povos ou nações de classe mais baixa.
o imperialismo é somente a expansão econômica dos países capitalista
Atos Imperialistas na África e na Ásia
África
Na metade do século XIX a presença colonial europeia na África estava limitado
Em 1869 teve a descoberta de diamantes na África do Sul
Ásia
O período da conquista da Ásia começou por volta de 1500 até metade do século XX,Porém alguns historiadores acham que ainda não terminou
A Europa começou a ter interesse pela Ásia e queria começar a explorar as riquezas do continente ,a Europa começou a conquistar e colonizar terras.
Nathali felippi bonatto
ResponderExcluir9°2
•Imperialismo
O imperialismo consiste-se em política de expansão e domínio territorial,cultura e economia de uma nação sobre outra. Por isso os Estados com mais poder buscam manter o controle e influência sobre as nações mais fracas.
Ações imperialistas na África e Ásia
•África
Com a descoberta dos diamantes na África do Sul e a abertura do canal de Suez, chamou atenção da Europa. Os países rapidamente começaram a disputar o território pois era de grande importância econômica.
Em algumas áreas os europeus usaram forças militares para conseguir os territórios, em outras os europeus entram em acordo sobre o controle em conjunto sobre os territórios.
•Ásia
A conquista da Ásia começou por volta de 1500 ate a metade do seculo xx, alguns historiadores ainda acham que não acabou ainda.
A Europa começou a ter interesse pela Ásia e queria começar a explorar as riquezas do continente, e também começaram a conquistar e colonizar as terras.
Isso tudo ocorreu na época da primeira guerra mundial.
- Yasmin Camile Carvalho, 9° ano1.
ResponderExcluir• Na primeira imagem observarmos claramente que a África foi explorada. Países imperialistas que estavam em busca de expansão territorial e economia.
• Na segunda imagem mostra os países europeus que possuíram colônias no continente africano, e que durante vários séculos foi explorado. E até hoje sofre as consequências.
• Terceira imagem vemos um homem que explorou a África, e em suas mãos segura uma linha que significa o desejo da Inglaterra de construir uma estrada de ferro, entre o Egito e o Sul da África.
Anderson Hager Azevedo
ResponderExcluir9° ano 1
Na primeira imagem podemos ver os Estados Unidos,Canadá e a Europa explorando todas as riquezas da África.
Na segunda imagem podemos ver as bandeiras fixadas em vários pontos da África representando a parte que cada país iria explorar da África.
Na terceira imagem podemos ver um homem que explorou a África segurando em suas mãos uma linha,que representava um dos sonhos da Inglaterra que era construir uma linha ferroviária que ligava o Egito e o Sul da África.
Matheus William Joenck
ResponderExcluir9º ano 1
Primeira imagem: A África sendo explorada pelos países Europeus e Norte Americanos que extraem toda a riqueza ali presente.
Segunda imagem: Remete a um leilão, onde os países europeus dividiram a África para exploração.
Terceira imagem: Um homem com uma linha em suas mãos, representando o desejo da Inglaterra de construir uma linha ferroviária entre o Egito e o Sul da África.
Felipe Gutknecht.
ResponderExcluir9º ano 1.
Imagem 1: O continente da África foi totalmente explorado pelos paises da América do norte e da Europa, por conta que ela tem as maiores riquezas da Àfrica, como Petróleo e gás natural.
Imagem 2: Todas aquelas bandeiras significam a disputa de territórios para a exploração do local, mas que cada país tinha um ponto central para fazer isso.
Imagem 3: Um explorador com uma linha nas mãos, representando a Inglaterra, que tinha o desejo de fazer uma Ferrovia, ligando da Àfrica do sul até o Egito.
Kauê Putka Paul.
Excluir9º ano 1.
Imagem 1:A África estava sendo explorada por países americanos e europeus,por causa da abundância de petróleo e gás natural.
Imagem 2:As bandeiras são todos os países que estavam disputando territórios de exploração.
Imagem 3:Um explorador com uma linha nas mãos,representando o desejo da Inglaterra de construir uma linha ferroviária entre o Egito e o Sul da África.
Ediele da Silva Nascimento
ResponderExcluir9°ano2
•Imperialismo(imagem 1)
Foi uma política de expansão de domínio territórial,cultural e econômica de várias nações sobre outra. Portanto os Estados com mais poder buscam manter o controle e influência em nações mais fracas.
_Ações imperialistas na África e na Ásia_
• África (imagem 2)
Com a descoberta de diamantes na África do Sul e a abertura do canal de Suez, começou a chamar a atenção da Europa. Portanto os países europeus começaram a disputar o território que tinha grande importância econômica.
Em alguns lugares os Europeus usavam forças militares pra conquistar os territórios, em outras com seus devidos líderes Áfricano e Europeu entraram em acordo a respeito do controle em conjunto sobre os territórios.
• Ásia (imagem 3)
Com o passar dos tempos/dias a Índia tornou-se uma área muito desejada pelos comerciantes da Europa, pelas grandes especiarias que neste
território tinha.
Os portugueses dominaram em meio século a rota marítima que ia de encontro ao Oriente, sendo assim eles conseguiam o controle do comércio de mercadorias indianas.
Por volta do século XVIII a supremencia da Inglaterra sobre a Índia estava assegurado uma situação que foi favorecida pela ausência de um ponto de política em território indiano (no caso nesse tempo a Índia se encontrava dividida em vários estado rivais).
ALUNO: JOSE YAGO DA S. DO E.S 9ANO 1
ResponderExcluir1 IMAGEM:
Esta mostrando os países imperialistas explorando estavam explorando a África.
2 IMAGEM:
Os países colonizaram o continente africano e se acharam o rei da África.
3 IMAGEM:
Usaram a guerra para ter o continente africano.
Aluno:Nonato t.s.Danin
ResponderExcluir9-1
Imagem:1
É possível observar que os Estados Unidos,Canadá e a Europa extraíram todas as riquezas da África
Imagem:2
representa a separação do continente africano feita pelos europeus, onde a bandeira do país específico estava era onde eles poderiam explorar e tirar recursos
Imagem:3
vemos um homem que explorou o continente africano,e as linhas que cruzam a mão dele representa o sonho da Inglaterra de construir uma ferrovia entre Egito e o sul da África
Aluno:Lucas Beiger Cipriano
ResponderExcluir9º 1
Na primeira imagem vemos que EUA, Canada, uma parte da Russia e uma grande parte da Europa se posaram das riquezas da terra enriquecendo seus próprios países
Na segunda imagem as bandeiras representavam cada território que seu pais podiam explorar
Na terceira imagem demostra o poder e ganancia com explorações dos minérios e construir uma ferrovia do Egito até o sul da Africa
Brenda Zahra Vicente Zabala 9o ano 1
ResponderExcluir1a imagem:
Mostra como os países mais desenvolvidos tiraram proveito e recursos dos que não souberam administrar suas riquezas.
2a imagem:
Mostra as bandeiras dos países que participaram do processo de separação do continente africano. Onde cada um dos mesmos usufrui dos recursos da África.
3a imagem:
Mostra Cecil John Rhodes , famigerado explorador/colonizador e homem de negócios britânico., com seus braços amarrados ponta a ponta no continente africano, representando a dominação do mesmo.
Na primeira imagem é notavel como uma grande parte da europa e EUA se apossaram das riquezas da África,deixando a África muito pobre,isso tudo foi causado pela ganância,egoismo e orgulho do homem,que no caso usou varias desculpas para se apossar das riquezas africanas entre elas: o racismo a crença da existencia de uma raça superior e outras atrocidades.
ResponderExcluirImagem 2
Nesta imagem é notavel como vários países europeus fincaram suas bandeiras na África e apossaram-se de terras que não lhe pertenciam,criando batalhas e principalmente mortes de inocentes africanos.
Imagem 3
Essa imagem mostra como um general vangloriase das terras alcançadas
Provavelmente com disputas,ou pior guerras,o homem disfruta das terras com orgulho e se mostra superior em seu tamanho,e mostra tambem quem é seu novo lider trazendo correntes para prender a terra pisada a todo seu governo,conseguimos tambêm observar o cassetete que é um símbolo da ditadura,alem disso o homem traz com sigo nuvenz de trevaz simbolizando a torduóza tempestade que a terra tera de passar.
NÂO,EU NÃO ESQUECI DE COLOCAR MEU NOME!
Bryan Rodrigo Gonçalves série 9 1
Willyan Lenzi 9º 1
ResponderExcluirImagem 1: Nesta imagem pude observar que dois países se aproveitaram de um outro país para roubar suas riquezas e ficar com as mesmas.
Imagem 2: Nesta imagem ficou evidenciado a influencia de outros países, dentro de um país, como nós do Brasil que temos uma grande influencia dos Estados Unidos.
Imagem 3: Nesta imagem vejo um governante que parece ter o poder sobre todo o país.
Ana Luíza Bandeira Nishimura
ResponderExcluir9° ano 1
Na primeira imagem é possível compreender que esses países,como Estados Unidos, Canadá e também a Europa, expandiram seus domínios explorando a África,também podemos perceber como foi deixada a situação do local,não só em questão de aparência mas também de suas posses,como ficou devastada e em geral extraída.
Na segunda imagem,podemos ver onde os países,cujo as bandeiras estão na ilustração,iriam estabilizar-se para extrair as riquezas da África.
Na terceira imagem vemos um homem,um explorador que demonstra vitória sobre sua conquista de domínio,apesar de ignorar a realidade.Também podemos notar as linhas em suas mãos,as quais significam o sonho da Inglaterra,construir uma linha ferroviária entre Egito e o sul da África.
Juan Gabriel dos Santos Oliveira
ResponderExcluir9°1
Na primeira imagem agente pode ver a esconomemia expansão territorial exploração de riquezas naturais e cultural também
Segunda imagem podemos ver a separação dos países do continente aficano
Na terceira imagem podemos ver que tem um governandor que tem o poder de tudo como riqueza economia território etc
yuri fidelis 9°01 :
ResponderExcluir1°imagem: significa que todos os países estão retirando as riquezas da África.
2°imagem:todos os países querendo a posse dos territórios da África assim se iniciando a primeira guerra mundial.
3° imagem:um homem que explorou o continente africano e o sonho da Inglaterra de querer construir uma ferrovia que liga o egito e o sul da África.
yuri 9°01
Excluira 1°imagem eu fiz errado fui rever a imagem e eo os estados unidos retirando riquezas da África
Maria Eduarda Meyer
ResponderExcluir9 ano 1
Na imagem 1 é possível observar que os EUA,Canadá e a Europa extraíram todas as riquezas da África
Na imagem 2 foi feita a separação do continente africano ,ou seja ,o local onde a bandeira do país específico está era onde ele poderia explorar e tirar os recursos
Na imagem 3 tem um homem que explorou o continente africano.Tem duas linhas que cruzam a mãe dele,isso representa o sonho da Inglaterra que era construir uma ferrovia entra Egito e o sul da África.
Amanda Thayse Formigari 9°ano 2
ResponderExcluirImagem 1 podemos perceber que a África
Devastada pelos paises estados unidos,
Canada e europa que aparese na imagem cheios de recursos dela
Imagem 2 podemos perceber que a África dominados por bandeiras enfiquesadas dos países reino unido Alemanha italia fransa
Imagem 3 podemos obiservar que o mapa da África dominado de ponta a ponta pelo colonisador cecilio jhn rhodes personagem na construção da ferrovia o
Caibro no Egito alcabo na África do sul nunca realizado e tambem foi um dos fundadores da companhia de beers que na tualidade detem aproximadamente
44% de todo o mercado mundial de dia mantes.
Pedro Henrique de Jesus Ramos da Silva 9 ano 2
ResponderExcluirNa primeira imagem, a parte da América do Norte Estados Unidos e ao Canadá, e a Europa, cheias de bems financeiros, e do outro lado a africa vazia sem nada como se tivesse sido explorada.
Na segunda imagem, podemos observar que tem bandeiras de diferentes países europeus em diferentes lugares da África, isso significa o território que cada país europeu iria explorar.
Terceira imagem vemos um homem que explorou a África, e em suas mãos segura uma linha que significa o desejo da Inglaterra de construir uma estrada de ferro, entre o Egito e o Sul da África.
Bruno Caetano Moreira dos Santos - 9° ano matutino.
ResponderExcluirImagem 1: A imagem 1 apresenta a enorme desigualdade depois do final do imperialismo. Sugaram da África tudo o que podiam, até acabar, e quando acabou, não servia mais para eles, e só restou pobreza.
Imagem 2: Essa imagem representa a "disputa" para tomar o território africano.Mas eles se esqueciam de uma coisa, as pessoas que viviam lá. Eles tomavam os territórios a força, não importando o que aquelas pessoas queriam, sem levar em conta seus direitos.
Imagem 3: O explorador Cecil Rhodes, um homem descrito no Google como "homem de negócios". Ele teve papel importante no projeto de uma Ferrovia Cabo - Cairo.
Mas esse mesmo "homem de negócios" foi um dos maiores genocidas , matando aproximadamente 60 milhões de africanos. Essa ferrovia nunca saiu do papel, e me pergunto, quanta exploração mais seria usada para construir ela.
Poliana Alves Carneiro 9°ano 2
ResponderExcluirPrimeira imagem: Moatra a africa sendo explorada todas as suas riquezas pelos Estados Unidos,Canadá e a Europa.
Segunda imagem: São todos os países querendo a posse dos territórios da África os que estão na imagem são o território que cada país europeu iria explorar.
Terceira imagem: MostracCecil Rhodes, que explorou a África e as linhas que estão na mão dele representa o sonho da Inglaterra de construir uma ferrovia entre Egito e o sul da África.