segunda-feira, 3 de outubro de 2016

MEDUSA

Olá galerinha do 6º ano! 

Vamos iniciar as atividades de leitura sobre a mitologia grega. A história de hoje é sobre a Medusa.


Medusa já foi uma mulher deslumbrante, que todos os homens da Grécia queriam possuir e todas as mulheres a invejavam. Mas medusa não podia se casar porque era sacerdotisa de Atena deusa da guerra e virgem, ela estava além dos desejos masculinos, por isso as servas do templo de Atena deveriam ser virgens. 

Poseidon, enlouquecido pelo desejo, violentou a sacerdotisa virgem dentro do templo de Atena. A inocência de Medusa foi roubada e sua vida mudaria para sempre. Por ter profanado o templo da deusa, Atena despertou sua ira, mas não sobre Poseidon (como deus masculino, o que ele fez não a surpreendeu) aos olhos de Atena era medusa quem devia ser castigada. 

Então a vítima se tornaria a acusada. Atena roga uma sentença arrasadora sobre Medusa e então, Medusa de bela se torna um monstro. Quem a olhasse se petrificaria. No mito, Medusa se tornou uma criatura chamada gorgona (grego antigo - horrível).

A mudança em sua aparência foi só o início do castigo, por causa do seu olhar petrificador, Medusa era um alvo. O guerreiro que a vencesse iria obter a maior arma de uma batalha, pois sua cabeça decepada ainda poderia petrificar. 

O herói Perseu recebeu a tarefa de matar Medusa, com o objetivo de entregar ao rei Polidete sua cabeça, para que este a presenteasse o rei de Pisa, Énomao, que assim lhe concederia a mão de sua filha, Hipodâmia. Ajudado por Atena e por algumas ninfas africanas, ele recebe um elmo que o torna invisível, um escudo de bronze para poder mirar a Górgona (Medusa)  sem ser petrificado e um par de sandálias aladas, que lhe permitem maior leveza e mobilidade. Assim ele vence os obstáculos e obtém a prenda desejada (cabeça da Medusa), a qual é protegida numa bolsa envolta em magia, a qual preserva Perseu e outros do olhar petrificador, que preserva seu poder mesmo depois da morte da divindade.

BOA LEITURA!!




http://mitologia-da-grecia.blogspot.com.br/2011/01/mito-da-medusa.html#axzz4M2CNiKcr

http://www.infoescola.com/mitologia-grega/mito-medusa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário