domingo, 12 de junho de 2016

ESCRITA CUNEIFORME

Olá galerinha do 6º ano. Leiam o texto sobre a escrita cuneiforme. No final do texto vocês deverão realizar uma atividade.

A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo, apareceu mais ou menos na mesma época dos hieróglifos, foi criada por volta de 3.500 a.C. No começo a escrita era meio enigmática, mas com o passar do tempo foram se tornando mais simples.

Os sumérios utilizavam a argila para escrever, e quando queria que seus registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno, ou poderiam ser reaproveitadas quando seus registros não fossem tão importantes que precisariam ser lembrados sempre.

A escrita cuneiforme foi uma forma de se expressar muito difícil de ser decifrada, pois possuía mais de 2000 sinais e seu uso era de uma dificuldade enorme. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais.

Com o passar do tempo à escrita cuneiforme foi se popularizando e acabou sendo adotada por outros povos, sendo assim houve uma época em que todos os estados da Mesopotâmia utilizavam este tipo de escrita para se comunicar, trabalhar e até mesmo gravar seus pensamentos.

Autor: Fernando Sirugi.



http://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/



Conhecendo a história da escrita e pensando em nossos estudos, cada um de vocês escreverá um texto sobre a importância da leitura e da escrita. Em que momentos do seu dia você utiliza a leitura?

24 comentários:

  1. ALUNA:Gabriely Budag.

    A escrita e a leitura são muito usadas pelo ser humano,desde muito tempo atrás na Mesopotâmia,onde surgiu a escrita,chamada de cuneiforme.Eles criaram essa escrita porque queriam usar no seu cotidiano,para se localizar,registrar quantos animais tinham,e se comunicar melhor.Agora a escrita e a leitura evoluíram. Eu uso agora para algumas coisas importantes como para ver filmes legendados,usar a internet,ler histórias nos livros,ler um remédio,ir em algum lugar e estudar. E hoje em dia todo mundo usa.Sem escrita não haveria leitura.Por isso a leitura e a escrita são muito importantes na nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Angela Queen Hochsprung

    Importância Da Leitura Para Mim

    Bom no meu dia a dia eu costumo ler bastante, quando eu vou viajar com os meus pais as vezes até mesmo para um lugar diferente, eu preciso saber ler para saber as placas,as tifas,os bairros,as divisas.
    Quando eu me preparo para ir a escola,vejo se tem tarefa...E agora vamos parar para pensar que se eu não tivesse conhecimento da escrita e da leitura eu iria conseguir fazer minha tarefa? Bem provável que não.
    Pois então,agora vamos parar pra pensar que se ninguém tivesse conhecimento da leitura como seria nosso MUNDO? Não seria o mesmo...Eu não poderia nem escrever isto para vocês.
    Em quais momentos eu utilizo a leitura ?
    Eu utilizo muitas vezes a leitura no meu dia a dia,por exemplo, quando mexo no meu celular, quando eu vou para o super mercado, para a farmácia, quando vou para a escola (conteúdos dos professores), quando eu vou viajar com meus pais, quando vou almoçar fora em um restaurante preciso ler o cardápio,quando vou para uma biblioteca e em outros VÁRIOS momentos...

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Amanda Kaylane Piske Kloehn


    A Importância da Leitura e da Escrita

    Já imaginou um mundo sem escrita? Se não, comece a pensar.
    A escrita está aí a mais de 3 mil anos, cada vez se "atualizando". Ela já está aí a tanto tempo, que nem imaginamos o que aconteceria sem ela. Eu, particularmente, uso bastante a internet, vejo tv, leio bastante livros, e é claro, todos tem a escrita.
    Já imaginou acordar e não saber ler nem escrever? Com certeza, seria algo bem ruim. Imagine: Eu acordo sem saber ler nem escrever, e naquele mesmo dia, eu precisaria ir visitar algum parente, ir pra escola e mais tarde, num restaurante com a família. Como eu faria para localizar a casa de meu parente, se só conheço o local pelo nome? Como eu iria ler livros na biblioteca, ou ainda estudar se eu não soubesse ler? Como eu iria ler o cardápio do restaurante? Eu sempre precisaria de ajuda, não vou mais ter a liberdade que eu tinha de escolha quanto tinha antes.
    Um mundo sem a leitura e a escrita seria bem difícil, e com certeza, não daria certo.
    Com a escrita, temos a leitura, e com a leitura, temos desempenho em diversas atividades, como na hora de preencher uma pesquisa para um cargo em um trabalho, ou no whattsapp, ou na escola, ou... Enfim, em tudo. Sem escrita e leitura, podemos nos considerar pessoas "inúteis", não entenda como xingamento, mas não podemos negar que é quase verdade.
    Agora, acho que entendemos a importância da leitura e da escrita, né?

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Giovana Hennich

    A Importância da Escrita

    A primeira escrita surgiu na Mesopotâmia, quando a escrita surgiu muita coisa mudou.
    As pessoas tinham como escrever cartas, marcar registros, ler e contar melhor as histórias por escrito, pois antes era muito difícil contar uma história por desenho.
    Ainda assim, hoje muita coisa evoluiu. Agora podemos nos localizar melhor, sabemos que hora devemos estar em tal lugar e muitas outras coisas...
    Mas se a escrita não existisse, como nós viveríamos?
    Sem a escrita tudo ficaria mais difícil a cada dia, pois hoje a utilizamos praticamente para quase tudo.
    Hoje, sem a escrita não poderíamos escolher o que comer, pois não saberíamos ler o cardápio do restaurante, não teríamos como comprar algo, pois não saberíamos o preço, a validade e nem o troco certo. Não teríamos como nos comunicar por redes sociais, não poderíamos ler as instruções de um novo jogo, neste caso nós iriamos até tentar jogar mas iriamos perder muitas vezes até conseguir jogar direito. O pior é que não poderíamos estudar.
    Mesmo que a escrita exista, é importante nós sabermos ler e escrever, se não, nós precisaríamos sempre de alguém que soubesse ler e escrever ao nosso lado.

    Mensagem: Para alguns a escrita e a leitura podem parecer uma coisa boba, mas todos devem valorizar elas, pois sempre iremos precisar delas para fazer algo.

    ResponderExcluir
  5. Aluna:Caroline Oss-Emer

    A importância da escrita e leitura
    Meu dia começa assim: acordo de manhã e vou para escola, lá eu faço atividades leitura e escrita. Quando acaba a aula,vou para casa e almoço. Vou fazer as tarefa,eu leio e faço as perguntas. Quando eu acabo,vou ler o livro da da escola. Depois vou para o celular ver o Facebook,instagram,you tube e falo com minhas amigas. Vou dormir. Agora vou falar sobre a importância da escrita. A escrita para mim é muito importante posso fazer tudo que eu quero. Se não existisse escrita o mundo ia ser muito ruim, não ia ter mercado,lojas,lanchonete e etc...Quando eu quero sair para achar o lugar iria me perder, porque não saberia ler as placas.

    ResponderExcluir
  6. Aluno: Eloi Ruan krueger

    A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA
    A importância da escrita e da leitura é que não adianta ter algo escrito se não conseguimos ler ou ler se não conseguimos escrever. Não adianta eu ir no restaurante se eu não consigo ler o cardápio ou quando eu estou perdido eu tenho que ler as placas para me localizar. Para eu ir a escola eu tenho que saber ler e escrever. Se eu quiser mandar uma carta ou uma mensagem para alguém eu tenho que saber escrever.
    Quando eu to assistindo TV ou um filme com legenda eu tenho que saber ler Quando eu vou numa padaria ou numa loja vai que eu compro um brinquedo de R$50,00 e eu do uma nota de R$100,00 e a pessoa me da uma nota de R$10,00 como troco eu teria que ler a nota se não a pessoa me passou a perna. A importância de ler e escrever é que nós precisamos saber ler e escrever se não nós não saberíamos nada.
    Eu uso a leitura em todo dia na escola, em casa, quando eu saio e vou para um lugar, enfim nós precisamos saber ler e escrever.

    ResponderExcluir
  7. Aluno: David Oriques Klegin
    A LEITURA E A ESCRITA

    Sem leitura e escrita o mundo seria um caus, não saberíamos indicar uma rua,uma casa até você se perderia. Bem já viu como ia ser, mas se você se pergunta como a escrita foi criada,foi assim: ela foi desenvolvida onde hoje em dia é o Iraque, lá na Mesopotâmia (Entre Rios). A escrita foi feita para demarcar terras, árvores, animais, quanto plantei, quanto colhi etc...
    Ela era feita com uma argila endurecida e era talhada com uma especie de gancho,mas essa escrita não era bonitinha igual há de hoje em dia, ela era feita com desenhos (símbolos).
    Mas se a escrita não existisse ou ela não tivesse evoluído seria bem esquisito você escrever textos
    SE A ESCRITA NÃO EXISTISSE
    Bem se você é jovem e acha chato estudar, você deve estar pensando em um mundo sem escola só diversão ou em dormir. Se a vida fosse assim você não conseguiria ir no super-mercado não saberia os preços,na hora de levantar não saberia que hora que era,não leria um livro e até mesmo não jogaria um game e assim por diante.

    ResponderExcluir
  8. Aluno:Lucas Gabriel Cachoeira Paterno

    Escrita

    Se não existisse a escrita não teria a leitura. A escrita surgiu na Mesopotâmia que fica no atual Iraque. Hoje temos as redes sociais, como
    facebook,twitter e whattsapp e é assim que as pessoas se comunicam com as pessoas de longe. Se as pessoas não soubesse escrever e ler não ia ter como fazer login nas suas contas e suas senhas nem poder ter em jogos, twitter e mais coisas. Eu uso assim a escrita na escola, em casa, nas ruas, quando estou indo para algum lugar.


    ResponderExcluir
  9. NOME:Andressa Rafaela Bublitz

    A escrita é uma coisa muito importante em nossa vida, para o nosso dia a dia entre outras funções. Sem a escrita na história não teríamos como saber o que havia acontecido anos atrás ou a séculos atrás.
    A escrita nos acompanha a muito tempo,desde quando eramos pequenos até quando formos velhinho.
    A escrita é uma das coisas mais importantes que aconteceram na história do ser humano. Boa parte da nossa vida está na escrita.
    Se na nossa vida não existisse escrita, nós não seriamos basicamente nada,não conseguiríamos fazer completamente nada.
    Eu uso a escrita quando: vou para a escola, nas redes sociais,lendo um livro, estudando a história do grupo ideia,assistindo filmes,fazendo a tarefa da escola, entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  10. Aluno:Lucas Luan Steffen
    Qual é a importância da escrita?
    A escrita foi feita em 2 mil anos a.C foi feita pelos homens. Primeiro eles inventaram com símbolos, com barro eles fazia tipo um quadrado. Muito tempo depois tinha internet, facebook, whatsapp, jogos da internet e canais na tv.
    Em que momentos eu utilizo a leitura?
    Quando eu jogo, quando mexo no facebook, quando vou para a escola, quando viajo, quando eu leio livros, quando vou ao mercado, quando vou em uma loja, quando vou em uma lanchonete.

    ResponderExcluir
  11. Aluno:Douglas Eduardo Nardelli

    A escrita é bem importante no nosso dia-dia

    A escrita é bem importante no nosso dia, desde a antiguidade a escrita se chamava escrita cuneiforme.
    Essa escrita era feita com símbolos e era bem importante na antiguidade. Se não alguém poderia pegar uma ovelha do rebanho e a pessoa que cuida do rebanho nem ia perceber, mas com a escrita e com os números a pessoa poderia registrar quantas ovelha tem no rabanho.
    A escrita cuneiforme era feita na argila e colocada no forno para secar.
    Mas com o tempo a escrita foi evoluindo e agora só tem a escrita do dia de hoje.
    E se as pessoas não soubesse ler e nem escrever?
    O mundo iria de água abaixo porque não ia dar para registrar as leis,e seria uma bagunça o mundo de hoje.
    Não ia ter muitas máquinas,não ia dar para mandar cartas não ia dar pra entrar no Facebook,e a escola não ia ter utilidade.

    ResponderExcluir
  12. Aluna:Maria Eduarda Pires Cardozo
    Sem a escrita e sem a leitura
    Utilizamos a leitura para ler placas, se não lermos as placas podemos nos perder ou irmos ao um lugar errado.
    Também utilizamos a leitura para ler mensagens nas redes sociais, exemplo:Facebook,Whatsapp,snapchat,e etc...
    Se não sabemos ler não podemos ir em um lugar sozinho sempre temos que ter um acompanhante junto para ler.
    Utilizamos a leitura para ler: cardápios,placas,livro,cartas,e etc...sem leitura como poderíamos viver? Sem ver horas,bilhetes,etc...
    A escrita,utilizamos para escrever algo importante por exemplo: cartas,livros e etc...
    Não utilizamos só coisas importante para escrever, mas sim coisas que não são totalmente importantes. A leitura é muito importante por que sem ela não podíamos nos comunicar e ir viajar.
    Também usamos a leitura para: irmos viajar,com placas ,sinaleiras, no cardápio, para lermos um livro ou em um cadernos,
    Se não soubermos escrever não podemos escrever no computador e etc...Se não soubermos ler e escrever não nos aceitam em nenhum trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Aluna:Eduarda Mohana de Oliveira
    A escrita Cuneiforme
    A escrita foi criada em Mesopotâmia, o tipo dela é em cuneiforme ela foi feita com cunha e na argila e era em símbolos. Com o passar do tempo a escrita cuneiforme foi se popularizando e acabou sendo adotada por outros povos. A escrita mudou a vida deles, porque com a escrita eles poderiam saber o passado. Depois de tempo surgiram outras escritas.
    Precisamos da escrita para tudo,sem a escrita a gente não podería ter celular, whatsApp, computador,não saberíamos ler. Iria ficar difícil para fazer compras, ir ao banco e outros.
    fim!

    ResponderExcluir
  14. ALUNA: Laiza Nicole Cachoeira Berri

    A história da escritura

    A escrita foi criada mais ou menos em 3.500 a.C. Antigamente a escrita se chamava Cuneiforme eles tinham 200 sinais.
    Esse povo vivia no Iraque, eles usavam a argila como folha para escrever. Dai foi passando o tempo e mudou a escritura e veio junto a leitura, que hoje nós usamos muito.
    Agente usa a escrita para escrever uma história,um poema, uma frase etc.
    A leitura agente usa para ler um livro, um poema, um texto, as placas, etc.
    Eu uso a leitura e a escrita para tudo, exemplo: escrever um livro ,ler um poema. Eu uso a leitura à 24 horas e a escrita 24 horas do dia. Na escola, em casa, na rua, em lojas, restaurantes etc.
    Sem a escrita e a leitura nós não localizaríamos as coisas, não ia ter livros,texto, e letras de músicas.

    ResponderExcluir
  15. Aluno:Jackson Alvaro Retke

    A escrita e a leitura
    A leitura e a escrita são muito importante para mim e para todos, para acessar as redes sociais, para viajar com meu pai. Imagina se não existisse a escrita não haveria a leitura nem as coisas boas do mundo. Eu não saberia entra num jogo com legenda e um filme com legenda etc... Você não cosseguraria viver no mundo como os outros.

    ResponderExcluir
  16. Aluna: Gabriely Grether
    Escrita
    A escrita para mim é importante a escrita não é uma simples coisa.
    Com a escrita nós aprendemos a ler, escrever e muito mais. Sem a escrita nós não saberíamos nada por exemplo a matemática que também usa escrita.
    A escrita pra mim é a melhor coisa para se aprender. Eu também gosto de dizer para minha mãe que a escrita foi criada pelos Sumérios. A escrita pra mim não é um objeto que você diz não gostei e joga fora.
    E a escrita deveria ser bem valorizada pelos seres humanos.

    FIM!

    ResponderExcluir
  17. Aluno: Adrian Renan Tomasoni

    A minha vida
    A minha vida é legal e vai ser, tenho whattsapp, facebook, e mexo neles 1 hora por dia. Eu vou para escola estudar e vou com o meu celular que levo para o diretor. Na aula tenho um caderno para todas as matérias e cada aula tem 45 minutos. Os professores dão provas.

    ResponderExcluir
  18. Aluna: Djenifer Nycoli Herat
    A leitura e a escrita
    Utilizo a leitura e a escrita antes de dormir. Não uso a leitura e a escrita só na escola, uso em casa, na rua em todo lugar tem algo pra ler. A escrita é muito importante na minha vida, na vida de todo mundo. Gosto muito de escrever e ler pouco. Sem a escrita não teria a leitura. Por isso então são duas coisas são importantes. No passado a anos atrás deve ter sido tudo muito difícil sem a leitura e a escrita.

    ResponderExcluir
  19. Aluno:Diego Deodato da Rocha

    Importância da escrita

    A escrita é uma coisa muita importante para o ser humano. Passou por muitos estágios evolutivos até hoje. Hoje a escrita é muito usada
    para:livros,comunicação como WhatsApp,Facebook,cartas e para contar a histórias, etc.
    Sem a escrita não poderíamos ir ao mercado, não saberíamos os nomes dos produtos, não haveria cardápios de restaurante, etc.
    Importância da leitura
    A leitura também é muito importante para entender o que acontecendo. Não iriamos ler livros e não saberíamos instalar algo com o manual de instrução. Precisariamos de uma pessoa para navegar na internet olhar cardápio etc.
    Meu uso da leitura
    Eu uso a leitura no meu dia a dia, ao acordar, não saberia ver as horas, não iria mexer na internet e muito mais, não leria livros etc.

    ResponderExcluir
  20. Aluno: Dominy Nhatam André

    Como seria nossa vida sem a escrita

    A escrita surgiu na mesopotâmia,onde hoje se localiza o Iraque.A escrita surgiu a cerca de 3.000 a.C.
    A primeira escrita era feita por um objeto chamado cunha,o nome da primeira escrita é cuneiforme. Essa escrita era feita por símbolos.
    Eles usavam a escrita, para saber quantos animais eles tinham.A escrita evoluiu.
    Sem a escrita não saberíamos fazer contas,e sem a escrita não haveria registros de nada seria como se fosse no passado (pré-história).
    Sem a escrita não haveria redes sociais como whatsApp,Facebook,snapchat. Eu utilizo a escrita em vários lugares.

    ResponderExcluir
  21. Aluno:Vitor Augusto Dunke
    A Escrita
    A escrita é muito antiga criada pelos Sumérios,na Mesopotâmia no Iraque.
    Em vez de palavras eram desenhos e esses desenhos são chamados cuneiforme.
    Anos depois de desenhos foram para letras,símbolos e com o passar do tempo também criaram os assentos.
    Cada país tem sua letra, exemplo, o Brasil e o Japão é totalmente diferente.
    E a escrita é absolutamente importante para o aprendizado do adolescente e a criança.
    Vamos falar um pouco sobre os dias atuais. A escrita é muito importante para mandar cartas,e-mail,Facebook e redes sociais. Se não tivessem feito a escrita não teria a leitura e o mudo tecnológico.
    Lição de vida: Não incomode seus pais para não ir a escola se não você terá dificuldade na vida.

    ResponderExcluir
  22. Aluna: Luiza Gabriela Petry

    A importância da escrita

    Há mais o menos 3.000 anos atras, entre o rio Tigre e Eufrates na Mesopotâmia, atual Iraque surgiu primeira escrita.
    Naquele tempo a escrita era diferente, era por símbolos (desenhos). Nesse tempo a escrita era usada para registrar o que eles haviam plantado ou até colhido. Com o passar do tempo a escrita foi se modificando, mas importância continua a mesma.
    Imagine só,nós sem escrita e a leitura, não teríamos varias coisas como: jornais, livros, revistas, não saberíamos ler. Não saberíamos das coisas que aconteceram no mundo como: quem é Dom Pedro 2º, quem foi a primeira pessoa a chegar no Brasil, como foi a pré-história.
    Não teríamos a escola, pois não seria necessário estudar. Imagine você acordar e não saber ler nem escrever?Sem a leitura e a escrita não saberíamos das coisas que acontecem no mundo o que aconteceu no mundo.
    Por isso que a escrita é também importante em nossas vidas, sem ela não saberíamos de nada.

    ResponderExcluir
  23. Aluna:Bianca Maria da Silva Mendes

    A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA

    A leitura é uma das coisas mais importantes das nossas vidas, nós usaremos a leitura até ficarmos velhinhos.
    A leitura nós usamos para ir passear na rua, ir nos mercados e lojas, para fazer as tarefas e muitas outras coisas.
    Sem a leitura nós não conseguiríamos nos localizar e sempre precisaríamos de alguém para nos ajudar.
    A escrita também é importante para nós porque para ler nós temos que escrever.
    E se não existisse a escrita não existiria a leitura e sem a escrita nós não precisaríamos ir para a escola porque nem iriamos aprender a ler e nem escrever.

    ResponderExcluir
  24. Aluna: Giovana Mirela Lange
    A escrita e a leitura
    A escrita foi criada a muito tempo atrás, para melhorar o dia a dia das pessoas e para as pessoas conseguirem fazer as coisas nos trabalhos.
    Na Mesopotâmia a escrita era feita em blocos de argila.Desde aquele tempo a vida das pessoas mudou muito e para melhor.
    A leitura foi criada com os mesmos objetivos da escrita.
    Com aquela maioria da população alfabetizada, foi mais fácil para eles conseguirem trabalho e dinheiro.
    Para mim tanto a leitura quanto a escrita são muito importantes para o meu dia a dia. Como na escola, em casa e em outros lugares.
    Eu uso muito a leitura para: fazer as atividades da escola, para ler livros, para ler placas, para mexer nas redes sociais, para estudar os conteúdos e etc.
    Também uso muito a escrita para: fazer as tarefas, para colocar o conteúdo em dia, para mexer em redes sociais, para fazer cartas e etc.
    A escrita foi criada junto com a leitura de jeitos diferentes, mas com o mesmo objetivo, e com certeza foi criada para ajudar as pessoas, e comparando com os tempos de antigamente ajudou e muito.

    ResponderExcluir