domingo, 3 de abril de 2016

PRECONCEITO RACIAL

Conteúdo: Imperialismo

Teorias racistas do século XIX

Para justificar a dominação imperialista sobre outros povos, os europeus desenvolveram um conjunto de teorias racistas. Essas teorias diziam basicamente que a “raça branca” era superior a “raça negra” e que, na luta pela vida, somente as raças superiores sobreviveriam. Hoje não se aceita mais a existência de raças humanas e nem a superioridade de um povo sobre outro. Hoje se sabe que só existe uma raça: a raça humana; e sabe-se também que nenhum povo é superior a outro.

No século XIX, porém, as teorias racistas foram consideradas científicas e justificaram a dominação imperialista. Por se considerarem superiores, os europeus diziam que tinham o dever de civilizar os demais povos; isto é de velar a eles o progresso e os “bons” costumes. Em outras palavras, diziam ter uma missão civilizatória.


Para refletir: O texto a seguir é de um trecho de um discurso do ministro francês Jules Ferry (1832-1893). “As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para eles um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores”. 
 A colonização da África e da Ásia – 1994, p.14.


Referência: BOULOS JR., Alfredo. História sociedade e cidadania. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2012.




Galerinha do 9º ano, com base nos diálogos que tivemos em sala de aula vocês deverão escrever um texto sobre preconceito racial e postar nos comentários do blog. No texto deverá ter a sua opinião sobre o assunto. Não copie  e cole de páginas da internet, pois você deverá ser o autor do texto.  

15 comentários:

  1. Leandro kosloski
    9ºAno

    Preconceito Racial

    Preconceito Racial é uma pessoa que demonstra ódio pela outra por causa de sua raça e cor de sua pele.
    Isso acontece mais com as pessoa que tem a pele negra, o ódio é demonstrado contra pessoas de pele negra que não são da mesma cor que as outras.
    Hoje em dia o racismo é praticado não só por pessoas negras mas também por pessoas brancas, isso pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade e raça de pele.
    Eu penso que o racismo hoje em dia pode ser praticado não só porque a pessoa é negra, pois não devemos julgar uma pessoa porque todos nós somos iguais da raça humana.

    ResponderExcluir
  2. Eloise Naiara Schütze


    O SER HUMANO X O PRECONCEITO RACIAL


    Durante um longo tempo os negros sofreram com a escravidão e o preconceito. No passado eles eram separados dos brancos, não eram respeitados e a discriminação não era algo raro. Até que o ser humano percebeu que essa prática era desnecessária e agora é proibido por lei, tendo pena sem fiança.
    Mas o que exatamente é o preconceito racial? Ele é mais conhecido por racismo, e qualquer exclusão, distinção, restrição ou preferência baseada na raça, cor e nacionalidade e que tenha a intenção de resultar ou anular o reconhecimento de exercícios é considerada como discriminação racial.
    Existem também vários tipos de doutrinas e teorias que falam sobre o racismo, uma dessas doutrinas afirma que o "sangue" é o marcador da identidade étnica-nacional, ou seja, dentro de um sistema racista o valor do ser humano não é determinado por suas qualidades e defeitos individuais. Na época de Adolf Hitler eles aplicavam várias teorias falsas para que o ser humano acreditasse que teriam pessoas "melhores" ou "piores" que as outras. Ou pessoas que fossem "acima" ou "abaixo" do que deveriam ser.
    Hoje em dia o racismo é muito frequente e a sua prática atingiu até pessoas famosas, como jogadores, atrizes e atores, apresentadores e entre vários outros famosos. Certas pessoas sofrem essa prática e tem medo de denunciar.
    Nas escolas também existe essa prática. Onde os alunos são classificados por cores, raças, religião e até pelo seu corpo. E lá é considerado preconceito quando o aluno é impedido de ter acesso ou de fazer a matrícula nas escolas públicas ou privadas, comentários e ofensas que tenham conteúdo discriminatório, falta de atenção ou preferência de alunos por causa da sua tonalidade de pele e vários outros motivos...
    Acredita-se que existe só uma raça no mundo inteiro, que é a RAÇA HUMANA, ela é a única raça que existe. Ou seja, não se deve restringir pessoas do nosso redor por causa da sua raça. Por dentro nós somos iguais e o que nos faz diferente são as nossas características, e são essas características que nos faz especial. Não só para nós mesmo, mas para todas as pessoas que nos amam.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Henrique Girardi.

    Preconceito racial

    O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. O Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais.
    O espaço e a visibilidade que o negro tem em nossa sociedade, não permitem que ele sirva de referência. Estudos do IBGE mostram, que no Brasil os brancos recebem salários superiores, cerca de 50% aos recebidos pelos negros no desemprego da mesma função, e que o índice de desemprego desses também é maior. No campo da educação, o analfabetismo, a repetência escolar são consideravelmente mais acentuados para os negros.
    Um dos melhores jeitos de acabar com o preconceito não só racial mais também qualquer tipo de preconceito é os professores já nas séries iniciais, começar a explicar o que é, como funciona e por que as pessoas praticam.

    ResponderExcluir
  4. Fabielle Letícia Loppnow

    PRECONCEITO RACIAL

    Preconceito racial existe sim e é muito grave no Brasil se abrange muito. No Brasil a porcentagem de pessoas que se declara negra é 7,61% da população. Não deve-se praticar esse tipo de preconceito por a cor de raça da pessoa.
    É um julgamento antes de conhecer a pessoa, sua personalidade e caráter. As pessoas racistas pensam que existem raças superiores ás outras, mas não há, pois só existe uma raça e é a raça humana.
    Na internet acontece muito disso e até é mais fácil, pois é não cara a cara. É tudo mais rápido de acontecer.
    No Brasil e no mundo todo o preconceito racial é um dos mais graves, e também é considerado um crime. Infelizmente acontece muito ainda no Brasil mais apesar de todas as diferenças devemos respeitar uns aos outros.
    Todos temos sentimentos, todos temos coração. Acho que no final de tudo nós não seremos julgados pela nossa cor.

    ResponderExcluir
  5. Alan Sypriany

    Preconceito Racial

    Em qualquer lugar que vamos não importa onde, sempre terá alguém achando defeitos nos outros, não importa se é pela cor ou pela língua. Podemos não ver que isso esta acontecendo ou talvez fingimos que não vemos.
    Devemos ajudar aquele que sofre, pois quem sabe não é você que estará sofrendo amanhã, e a mesma pessoa que você ajudou pode te ajudar.
    Muitas vezes aparece nos jornais e televisões, protestos sobre o racismo, mas muitos de nós não nos importamos com isso. Deveríamos pensar a respeito, como eles se sentem, como está em relação a dinheiro, são poucas coisas que não pensamos.
    O racismo não começou agora ele já existe antes de nós nascermos, anos atrás havia descriminação até mesmo nos elevadores, os empregados e escravos só podiam usar os elevadores de serviço, enquanto os patrões usam os melhores elevadores.
    Os pais devem ensinar as crianças sobre o racismo, pois assim quando forem adultos não julgaram os outros pela cor, mas sim pelo coração.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Daiane de Oliveira dos Santos

    O Racismo

    Quando é falado do Preconceito Racial, procura-se entender, por que existe esse nome "Preconceito Racial"? Por que tem pessoas que prática isso? Pois é, são várias perguntas, com poucas respostas.
    Os portugueses, no período colonial, começaram a escravidão, porque diziam que a raça "negra" era inferior a deles, mais eram fortes e resistentes. Os nobres, pessoas da raça "branca", diziam que a raça inferior, era só para trabalhar e que não tinha alma e nem sentimentos.
    A igreja católica, não ia contra a escravidão, pois acreditavam que trazendo os africanos para o Brasil, facilitava para a igreja, ensinar o cristianismo aos africanos.
    Logo depois, os imperialistas, diziam a mesma coisa que os portugueses. para eles existia duas raças, a "negra" considerada inferior e a "branca" que era considerada superior. Hoje em dia existe apenas uma raça "a humana", onde não existe nem inferior e nem superior.
    Uma pessoa, pensando no racismo, escreveu a seguinte frase "Quando somos crianças não temos o preconceito na gente, com o passar do tempo, com a convivência com o mundo, acabamos nos tornando preconceituoso de alguma forma, que cada um tem o preconceito dentro de si. Porem uns deixam que isso interfira na sua vida com o outro, construindo barreiras entre as pessoas".
    Hoje em dia, muitas coisas mudaram em relação ao racismo. Acredito que esteja mudando para melhor, de forma que um dia ninguém mais vai sofrer com o racismo, que um dia já foi tão cruel e ruim. Pessoas que praticam o racismo, um dia irão parar pra pensar e vão ver que isso não compensa e não leva a lugar nenhum, a não ser para a prisão e a magoa das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Ana Luiza Deucher

    As Teorias de Preconceito Racial

    As teorias de preconceito racial existem a muito tempo, mas no século XIX, essas teorias ficaram mais famosas. Uma das mais conhecidas é a teoria que diz que existe uma raça superior e uma raça inferior. Mas essa teoria não é mais aceita, já que no mundo hoje só existe uma raça, a "Raça Humana".
    Muitos preconceitos como o bullying, a xenofobia e outros surgiram de teorias. Essas teorias foram com o pensamento de um ser melhor que o outro , dos "brancos" serem melhor que os "negros". Hoje existem pessoas que combatem essas formas de preconceito geradas por teorias. Mas não significa que elas pararam de existir. E que também não existam pessoas que ainda acreditam nessas teorias.
    Muitos casos de racismo acontecem no mundo. Qualquer pessoas pode ser a vítima desse ato, mas as que mais sofrem são os negros.
    Um policial foi obrigado a se despir em um supermercado, acusado de roubar 2 garrafas de vinho que ele havia acabado de comprar. Apenas por se negro e estar de bermuda e chinelo.
    Uma apresentadora de jornal na TV, foi humilhada nas redes sociais por ser negra e por causa de seu cabelo ser cacheado.
    O jogador Daniel Alves ironizou um ato racista, quando descascou e comeu uma banana jogada no campo por torcedores do time adversário que não gostaram que ele marcou o gol que declarava a seu time a vitória.
    Eu penso que essas teorias racistas são absurdas. Não existe uma raça superior e uma raça inferior. Existe apenas a raça humana que é a de todas as pessoas. Nós podemos ter uma cor ou uma cultura diferente, mas temos a mesma raça. Acho que as pessoas não deveriam ver apenas as diferenças, mas também a semelhança uma das outras. Todos em algum momento já passaram pela mesma situação. Deveríamos olhas essa coisas em comum e perceber que todos somo iguais em algo, e que não temos o direito de julgar ninguém por ter cor ou cultura diferente. Muitos tipos de preconceito surgiram com essas teorias, por esse motivo acho que essas teorias não deveriam existir.

    ResponderExcluir
  8. Luana Cordeiro Fussi.
    9ºAno.

    Preconceito Racial

    O Preconceito Racial é uma doença que afeta os povos e a população do mundo todo. Todos os humanos e os outros seres vivos vieram da mesma espécie, mas os humanos ainda se distinguem entre raças, por cor de pele, e textura do cabelo, ou se a pessoa é magra ou gorda.
    Mas somos todos iguais por dentro, a cor da nossa pele, ou se temos o cabelo crespo ou liso não definem o nosso caráter.
    O Preconceito racial afeta á todos, e existe á muito tempo atrás. As pessoas que praticam o Preconceito Racial normalmente são pessoas que tem muito ódio, são intolerantes, e se acham superiores ás outras pessoas.Já as vítimas, ficam isoladas e tristes.
    O Preconceito Racial perverte essa separação das raças e enxerga essa diferença como algo que acaba separando os indivíduos uns dos outros, com um grupo sendo inferiores ao outro.
    Algumas pessoas usam a internet e as redes sociais como meio de humilhar, e xingar as pessoas, como teve um caso recente de uma atriz negra que postou uma foto no facebook e algumas pessoas colocaram comentários inadequados na foto dela, á xingaram de ''negra imunda'' , sem ao menos ela ter feito nada á eles.
    O Preconceito Racial é um dos piores tipos de preconceito que existe, é muito ruim ver que alguém está sendo vítima só por ser negra, não ter o cabelo ''perfeito'' para a sociedade, por ser magra demais ou gorda demais. Já passou da hora da sociedade perceber que não existe á pessoa perfeita, e que a aparência física da pessoa não define quem ela é, por fora podemos ser diferentes...Mas por dentro, somos todos iguais!

    ResponderExcluir
  9. Anna Klaudia Bertram.

    PRECONCEITO RACIAL.

    No século XIX, os europeus criaram várias teorias racistas, uma dela diz basicamente que a "raça branca" era superior e a "raça negra"era inferior, que na luta pela vida somente sobrevivia a raça superior. Mas hoje em dia só temos um tipo de raça a Raça Humana, não temos tanto problema com o racismo como no século XIX. Ainda existe pessoas que tem preconceito, mas devemos tratar as pessoas de modo que ela não se sinta diferenciada, só por causa da sua cor de pele ser mais escura.
    Muitas pessoas sem perceber já cometeram algum tipo de preconceito. Um exemplo de preconceito foi o acontecimento que houve na internet onde pessoas xingaram a Maju e a Thais Araújo, por causa da sua cor de pele, pessoas que fazem isso não tem caráter nenhum.
    Ninguém pode faltar com respeito, ou cometendo algum ato de preconceito, pois ninguém é melhor que ninguém, todos somos iguais e devemos respeitar uns aos outros.
    E fazer com que no nosso mundo não tenha mais nenhum acontecimento, nenhum ato de preconceito que pode fazer que outra pessoa se sentir mal, triste. Devemos nos colocar no lugar da pessoa que pode ser "xingada", não seria agradável, nos sentiríamos muito mal. Pense antes de cometer algum ato preconceituoso.

    ResponderExcluir
  10. Ellen Alessandra Wetzel

    PRECONCEITO RACIAL

    Preconceito racial é um assunto muito polêmico. Quando se trata de preconceito racial muitos dizem que não praticam, mas na verdade todas as pessoas já praticaram, de uma forma ou de outra.
    Há sempre alguém querendo ser melhor que o outro, assim-o despreza por ser negro, branco ou amarelo. Muitas matéria de vários jornais de televisão, entre eles um bem conhecido que é o Cidade Alerta, onde aborda muitos casos de negros assaltando pessoas, matando, traficando drogas ou usando-as e as pessoas quando vêem um negro na rua ou na televisão, já dizem "esse não vale nada." Na verdade as pessoas não se tocam que não existe raça branca ou raça preta, a única raça que existe é a raça humana.
    As pessoas não deveriam julgar os outros pela cor de pele que tem, ninguém é melhor que ninguém, cada um tem suas qualidades e defeitos mesmo tendo um tom de pele mais escuro ou mais claro. Ser negro ou ser branco não define caráter de ninguém.

    ResponderExcluir
  11. Amanda Vieira

    PRECONCEITO RACIAL

    O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e a populações de todo mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo,a intolerância,a separação,a sagração,a discriminação e o ódio, apesar de todos estes sintomas de preconceito racial é ignorância. Historicamente,uma raça de pessoa é definida como uma população com características biológicos destinos.

    ResponderExcluir
  12. Kerolein Maas

    O PRECONCEITO RACIAL

    Nos dias de hoje, encontramos preconceitos em todos os lugares. Antigamente, os preconceitos eram ainda mais visíveis, inclusive o preconceito racial.
    Quando falamos de preconceito racial, a maioria das vitimas são pessoas negras. Os negros, antigamente, eram usados como escravos, sendo obrigados a fazerem trabalhos árduos, eram tratados como animais. Mas felizmente, nos dias de hoje a escravatura é proibida em praticamente o mundo todo, mas mesmo assim, segundo dados de pesquisas, existem mais de 30 milhões de escravos, a maioria negros, e metade desse número se encontra na Índia (mais especificamente 14 milhões de pessoas), além da Índia, também temos cerca de 2,9 milhões na China e 2 milhões de escravos no Paquistão. Muitas pessoas se assustam quando descobrem esse fato, pois a grande maioria pensa que a escravidão já acabou a muito tempo.
    Durante a expansão imperialista, nasceu a teoria do darwinismo social. Essa teoria é uma adaptação da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin para o âmbito social e fala que na luta pela vida, somente as nações civilizadas sobreviveriam, e só países ricos e industrializados poderiam civilizar os países pobres e não desenvolvidos.
    Por isso, nessa teoria, a África e a Ásia só iriam evoluir as suas sociedades, se tivessem a intervenção das potencias imperialistas.
    O preconceito racial é bem menos encontrado nos dias de hoje do que a 50 anos atrás, mas mesmo assim, é visto em todos os lugares, inclusive no Brasil, que mesmo tendo uma taxa da população que é afrodescendente bem alta, ainda é um país com altos números de violência racial.
    A sociedade está começando a aprender a conviver sem preconceito racial, por que nos dias de hoje, esse assunto é usado até mesmo dentro das salas de aula, o que nunca aconteceria antigamente, e isso já ajuda a diminuir o preconceito racial, por que desde que são pequenas, as crianças aprendem que devem tratar todos igualmente. Por isso, a nossa geração tem grande chance de ser muito bem sucedida quando o assunto é diminuir o preconceito racial, pois nós crescemos com a ideia de igualdade plantada na nossa cabeça. E todos nós esperamos que no futuro, não vejamos mais nos noticiários, matérias que falam sobre a morte de negros, por puro preconceito, nem aqui no Brasil e nem em mais em nenhum outro lugar.

    ResponderExcluir
  13. O fato de muitos negros hoje ocuparem lugares de preconceito racial está chegando ao fim, demonstra apenas que o mundo está abandonando a imagem do negro como pessoa incapaz de atingir um objetivo. A escolha dos americanos para presidente da república monstra que o preconceito existe até nas eleições. O preconceito racial sobrevive somente com investimentos na área de educação e a punição para atos discriminatórios podem diminuir cada vez mais.Não será o sucesso de alguns negros que vai abrir o caminho para os outros.

    ResponderExcluir
  14. César Augusto

    Preconceito Racial

    O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. Antigamente, era comum ver-se negros africanos acompanhados de belas louras nórdicas ou de outras partes da Europa. Não existia o menor preconceito entre esses casais nem em relação a eles. Para os brasileiros, porém, era algo inédito e escandaloso; faziam-se piadas insinuando que o sucesso dos negros se devia ao fato de que eram muito bem dotados anatomicamente para o sexo. Uma visão preconceituosa típica, que procurava desqualificar o negro e que escondia, às vezes, uma boa dose de inveja.
    Os negros e asiáticos que iam estudar na Europa, no entanto, eles possuíam uma cultura igual ou superior a de qualquer estudante branco, uma vez que haviam freqüentado boas escolas, indo finalmente aprimorar seus estudos na Europa ou nos Estados Unidos. Não havia nenhuma desigualdade educacional que dificultasse uma estreita convivência com eles.
    No Brasil, pretende-se erradicar o preconceito racial e o racismo com leis. Só a educação poderá esclarecer a todos, sobretudo aos brancos, o que representou para a raça negra o que lhe foi imposto pelo tráfico escravista. A Igreja se julgava com o direito de catequizar aqueles que nada sabiam da religião católica.
    Recentemente a mídia noticiou alguns casos de preconceito racial ocorridos. Outros tantos acontecem e não chegam ao conhecimento geral. O preconceito racial no Brasil é uma realidade. Esse tipo de preconceito, só para falar desse, é muito camuflado por aqui. O que o torna mais perigoso ainda. No Brasil, racismo é crime inafiançável e imprescritível. Isso pode até não mudar o comportamento das pessoas em relação ao preconceito racial, mas impede que elas hajam com força e liberdade em nosso país. No meu entendimento, todo preconceito nasce a partir da ignorância humana. E essa, infelizmente, parece não ter fim.

    ResponderExcluir
  15. Vinicio Heiderscheidt
    Preconceito racial

    O preconceito esta em todo lugar do nosso país, seja na escola nas empresas e até mesmo na rua, sempre haverá alguém com algum tipo de preconceito, com o tempo os preconceitos diminuíram mais ainda não acabou, sempre haverá uma pessoa se achando melhor que a outra, existe um preconceito nas vagas de emprego. Por exemplo, como duas pessoas concorrendo a uma vaga de emprego, uma pessoa branca e a outra negra, geralmente a pessoa branca e que consegue a vaga, esse tipo de preconceito ainda existe, e não é difícil encontrar por ai. por que as pessoas acham que todos os negros é "preguiçoso" ou acham que ter pessoa brancas na empresa vai se tornar mail civilizada, as pessoa não pensão que tão cometendo preconceito. como diz a bíblia, todos os seres humanos tem as mesmas características físicas, mais principalmente todos os seres humanos são criados a semelhança de Deus (Gênesis 1.26-27).

    ResponderExcluir