Conteúdo: Imperialismo
Teorias
racistas do século XIX
Para justificar a dominação imperialista sobre outros povos, os europeus desenvolveram um conjunto de teorias racistas. Essas teorias diziam basicamente que a “raça branca” era superior a “raça negra” e que, na luta pela vida, somente as raças superiores sobreviveriam. Hoje não se aceita mais a existência de raças humanas e nem a superioridade de um povo sobre outro. Hoje se sabe que só existe uma raça: a raça humana; e sabe-se também que nenhum povo é superior a outro.
No século XIX, porém, as teorias racistas foram consideradas científicas e justificaram a dominação imperialista. Por se considerarem superiores, os europeus diziam que tinham o dever de civilizar os demais povos; isto é de velar a eles o progresso e os “bons” costumes. Em outras palavras, diziam ter uma missão civilizatória.
Para refletir: O texto a seguir é de um trecho de um discurso do ministro francês Jules Ferry (1832-1893). “As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para eles um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores”.
A colonização da África e da Ásia – 1994, p.14.
Referência: BOULOS JR., Alfredo. História sociedade e cidadania. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2012.
Galerinha do 9º ano, com base nos diálogos que tivemos em sala de aula vocês deverão escrever um texto sobre preconceito racial e postar nos comentários do blog. No texto deverá ter a sua opinião sobre o assunto. Não copie e cole de páginas da internet, pois você deverá ser o autor do texto.