segunda-feira, 5 de outubro de 2015

DITADURA MILITAR NO BRASIL - 1964/1985

Olá 9º ano.


O site abaixo é bem completo para vocês utilizarem como uma das fontes de pesquisa na realização dos trabalhos sobre a ditadura militar no Brasil. 




Obs.: Consultem outras fontes além da internet. A criatividade na hora de apresentar também será muito importante.


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

SAMBAQUIS

Sambaquis são montes compostos de moluscos, esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.

A palavra “sambaquis” tem origem Tupi, e é a mistura das palavras tamba (conchas) e ki (amontoado). No Brasil, existem sambaquis em vários pontos do litoral brasileiro, sendo que em Santa Catarina estão os maiores sambaquis do mundo. No nosso estado, existem sambaquis em todo o litoral, que chegam a ter 25 metros de altura e centenas de metros de extensão. Tem idade aproximada de 5.000 anos. Joinville é uma cidade catarinense que tem vários sambaquis. Tem inclusive o Museu Arqueológico do Sambaqui.

Uma das escolas que trabalho (Escola de Ensino Fundamental Professor Emir Ropelato) está desenvolvendo um projeto sobre Santa Catarina, com o objetivo de conhecermos mais o nosso estado. A turma do 6º ano conheceu os primeiros vestígios humanos encontrados no litoral catarinense, através dos sambaquis.
Criamos maquetes sobre os sambaquis e fomos para Joinville visitar o Museu Arqueológico do Sambaqui.

Segue algumas imagens do nosso trabalho e  passeio de estudos, que foi de muito aprendizado.








DIVERSIDADE

Você sabe o que significa a palavra diversidade?

A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. 

Devemos respeitar e  aceitar o diferente, pois unidos construiremos um mundo melhor, com menos violência e mais amor ao próximo.

A turma do 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Polidoro Santigo é a favor da diversidade e criou uma campanha em forma de vídeo para incentivar o respeito as diferenças.

Parabéns galerinha.




segunda-feira, 25 de maio de 2015

NEONAZISMO

Olá 9º ano.

Estamos estudando o Fascismo e o Nazismo. Compreendemos que esses partidos políticos surgiram em meio a crises econômicas, causadas pela Grande Depressão e pelo descontentamento com os resultados da Primeira Guerra Mundial. 

A ideologia nazista permanece na sociedade até os dias de hoje. Então vocês farão uma pesquisa sobre o que é o NEONAZISMO. 

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/neonazismo-fantasmas-hitler-806550.shtml


A foto a seguir mostra um integrante do Movimento Neonazista, durante a cerimônia de inauguração do Museu do Holocausto, em Illions, nos Estados Unidos, em 19 de abril de 2009. No dia ele se encontrava a poucos metros da porta do Museu.


  • Qual é o símbolo tatuado na cabeça do rapaz?
  • Levante uma hipótese: por que este neonazista compareceu à cerimônia de inauguração do Museu do Holocausto, nos Estados Unidos?
  • Debatam, reflitam e proponham um conjunto de medidas que divulguem a tolerância e o respeito entre os povos.


Postem as respostas no blog.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Terrorismo

Bom dia galerinha!

Após trabalharmos o surgimento do Islamismo e a história de Maomé aprendemos que nem todo muçulmano é terrorista. O artigo muito bacana que lemos foi retirado da revista Super Interessante com o título Maomé a face oculta do criador do Islã.

Para entender a disputa entre xiitas e sunitas é preciso voltar ao século 7, quando Maomé fundou o Islã. Segundo a tradição muçulmana, os seguidores do Profeta deixaram a idolatria para seguir Alá, o deus único. Maomé foi perseguido em Meca, sua cidade natal, e migrou para Medina – onde fundou a primeira comunidade islâmica. Lá, tornou-se um líder religioso, político e militar. E as revelações divinas feitas a ele ficaram registradas no Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.

Maomé nunca deixou claro quem seria seu sucessor. Quando morreu, em 632, a comunidade muçulmana tinha um belo abacaxi nas mãos. Como seria escolhido o novo líder? Que funções ele teria? Quanto duraria o mandato? Assim, surgiram dois grupos antagônicos. “O primeiro, minoritário, preferia reservar a honra da linhagem profética à família de Maomé. As seitas xiitas foram formadas pelos seguidores de “Ali”, primo e genro de Maomé, sucessor legítimo da autoridade islâmica. Os maiores conflitos entre as seitas do islamismo são de origem política. “Para a segunda corrente, porém, qualquer fiel poderia ser candidato, desde que fosse aceito por consenso pela comunidade.”Os sunitas acreditam que Maomé não deixou herdeiros legítimos e que seu sucessor deveria ser eleito com uma votação entre as pessoas da comunidade islâmica. A maioria dos muçulmanos é sunita, que formam o lado mais radical do islã.




domingo, 26 de abril de 2015

Primeira Guerra Mundial.

Trabalho desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Polidoro Santiago, com a turma do 9º ano.

Vídeos sobre a Primeira Guerra Mundial.







19 DE ABRIL- DIA DO ÍNDIO.

Trabalho realizado na Escola de Ensino Fundamental Professor Emir Ropelato, com turma do 8º ano envolvendo as aulas de história e de matemática com a professora Alessandra Fernandes. 

O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.

Você sabe que a nossa cultura tem muita influência dos povos indígenas? O hábito de tomar banho diariamente, usar redes, andar descalço, usar adornos corporais como piercing e fazer tatuagens são heranças deixadas por diferente povos indígenas brasileiros.

Brincadeiras como queimada, perna de pau, cabo de guerra, peão e peteca, também foram inventadas pelos indígenas. Alimentos deliciosos como tapioca, pipoca e mandioca são de origem indígena. 

Você já foi a algum casamento? Percebeu que músicas fazem parte da cerimônia religiosa? Pois então, músicas em cerimônias religiosas são mais uma parte da cultura de nossa sociedade que tem influência indígena.  Em relação a música os índios desenvolveram flautas de bambu e tambores de madeira com pele de animais.

Através de pesquisas nossos alunos descobriram que todos esses aspectos culturais nós herdamos de diferentes povos indígenas. Resolvemos então dividir esses novos conhecimentos com as outras turmas da escola e realizamos um recreio "diferentes", onde todos interagiram brincado, ouvindo histórias e conhecendo um pouco mais a cultura indígena.