segunda-feira, 19 de maio de 2014

Existe trabalho escravo no Brasil atualmente?

Olá turma do 8º ano.

Segue a lista de sites que vocês utilizarão para realizar a pesquisa.

Não esqueçam que no final da pesquisa vocês elaborarão sua opinião sobre o assunto.

Sites:

http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/trabalho-escravo/trabalho-escravo-atualmente.aspx









Boa pesquisa!

18 comentários:

  1. Ana, Bruna, Luiza T.:
    Mesmo depois de muito tempo da Lei Áurea ainda existe a escravidão no Brasil e no mundo, principalmente em fazendas. A situação dos escravos é muito precária vivem em barracos de lona e para tomar água é necessário tirarem água de poços com água suja e barrenta.No Brasil os locais onde mais se tem suspeitas e denúncias de trabalho escravo são Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.
    Mesmo com todas as leis e punições para o trabalho escravo ainda não foram aplicadas todas circunstâncias deixando muitas brechas
    na constituição da lei.
    Os trabalhadores na maioria das vezes não tem muitas oportunidades por isso aceitam qualquer proposta, recebendo qualquer salário e tendo que trabalhar no mínimo 12 horas por dia.
    Nossa solução:
    É difícil achar uma solução para um problema tão grande, mas achamos que algo que poderia ajudar é mais propostas de trabalho no Brasil e no mundo dando para pessoas mais oportunidades.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Henrique Colombo e Rudolf Klug.
    Mesmo no mundo de hoje, com tanta leis contra escravidão e fiscalização, ainda ocorre a escravidão no mundo, pois eles fazem de tudo para esconder esse trabalho escravo, eles constroem fazendas no meio da mata com um dificil acesso, fazendo assim dificil a ação de eliminar a escravidão no mundo.

    ResponderExcluir
  3. Yasmin e Rocineide - O trabalho escravo esta cada vez mais aumentando e o governo não faz nada ou fazem buscas mais logo desistem. As pessoas que são levadas como escravos são enganadas por dinheiro ou trabalho , quando elas não acham empregos aceitam qualquer um.

    ResponderExcluir
  4. Jennefer Katlin e Luiza Fernanda

    O trabalho escravo não deveria acontecer, pois os "escravos" são humanos igual os seus "donos" e não deveriam ser escravizados pela sua cor ou sua origem.

    ResponderExcluir
  5. Bianca M. Ediane e Tainara:
    Em pleno século XXI, ainda há trabalho escravo no Brasil.
    A maioria dos casos acontecem no Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. É considerado trabalho escravo quando as pessoas são forçadas a trabalhar mais que 12 horas por dia, e vivem em condições precárias. Não ganham dinheiro , e só trabalham para poder comer.A punição para o trabalho escravo deveria ser mais severa do que simplesmente a pessoa ser presa. O governo cria instituições para resolver esses problemas, mas não ajuda o suficiente. Isso é uma coisa DESHUMANA.

    ResponderExcluir
  6. Camila e Julia

    Bom o trabalho escravo ainda existe muitos estudos comprovam isso,muitos países além do Brasil.
    Está acontecendo muito trabalho escravo nas regiões do Nordeste e no Sul do País.Muitos casos são denunicados através de própios escravos que conseguiram fugir.

    ResponderExcluir
  7. Daniel e Matheus 8° ano 1

    A escravidão no Brasil acontece atualmente em algumas fazendas do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo
    Esses escravos tinham que trabalhar 12 horas por dia, a comida e a água não eram boas, a água vinha suja e a comida era bem ruim. Então era por isso que a vida dos escravos era tão sofrida, muitos tentavam fugir e outros conseguiam, mas se tentavam fugir e não conseguiam a punição é grande.
    Eles viviam em barracos de lona, mas na maioria das vezes eles trabalhavam em lavouras de cana etc.
    Para solucionar esse problema poderiam criar novas leis contra a escravidão. E por exemplo:
    Criar um site para a denuncia dos trabalhos escravos, aumentar a punição e aumentar a fiscalização.

    ResponderExcluir
  8. Dyrlan & Gabriel:
    Atualmente no Brasil mesmo com a lei Áurea acontece o trabalho escravo, é algo que o governo não deveria deixar acontecer com uma taxa de desemprego tão alto num país tão rico.
    A nossa opnião é que o trabalho escravo deveria ser abolido totalmente, mas não aconteceria tão rápido com um governo a essa altura!

    ResponderExcluir
  9. Alexsander e Richard

    A maioria dos casos acontecem no Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. Onde os escravos tem que trabalhar mais que 12 horas por dia para poder comer, nem um salario receber vivem em barracos cobertos de lona onde nem luz tem na maioria das vezes eles trabalhavam em lavouras de cana. A punição para o trabalho escravo deveria ser mais severa do que simplesmente a pessoa ser presa.

    ResponderExcluir
  10. Eduardo e Jaison 8°ano 1
    Gostei muito da pesquisa foi interessante saber como era a escravidão no Brasil era difícil e não tinha água limpa e eles viviam numa senzala úmida e sem iluminação, então foi bom saber como era e gostei muito do assunto.

    ResponderExcluir
  11. Vanessa e Bianca B.

    Mesmo depois de 4 séculos que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, ainda vemos muitos casos de escravidão no Brasil e no Mundo. Os principais estados do Brasil que podemos ver a escravidão são os seguintes estados: Pará com 295 casos que estão em investigação, em Minas Gerais com 174 casos de estão em investigação, Mato Grosso com 134 casos que estão em investigação e o estado de São Paulo com 125 casos que estão em investigação.
    A maioria dos locais que acontecem a escravidão, são em fazendas, que ficam em meio ao mato, onde as condições oferecidas para as pessoas que se tornam escravas são totalmente precárias, tendo que tomar uma água suja e dormindo em camas de madeiras, onde trabalham somente para conseguirem algo para comer.
    Temos a certeza de que o motivo da escravidão hoje no Brasil é pelo fato de que não a tanta variedade de empregos em certas regiões desses estados.

    ResponderExcluir
  12. continuação:Eduardo e Jaison 8°ano1

    A lei devia aumentar a pena e ficar a vida toda e deveria fazer igual o que eles fizeram com os escravos.

    ResponderExcluir
  13. Alexsander e Richard 8º 1 Matutino.

    Deveriam aumentar a pena e criar sites para divulgar a escravidão. Informar a população sobre o trabalho escravo.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que deveriam aumentar a pena e os policiais e os juízes irem contra os donos das fazendas. Depois de 5 a 8 anos os policiais deveriam voltar para ver se ainda continua o trabalho escravo. Deveriam fazer propagandas para todos saberem sobre o trabalho escravo

    ResponderExcluir
  15. Eduardo e Jaison 8°ano1

    Não gostei muito por que ainda existe a escravidão no Brasil. As leis deviriam aumentar a pena. Os trabalhadores no sistema de escravidão não ganhavam muita comida e se fazem alguma coisa errada eles apanham de chicote.

    ResponderExcluir
  16. Cristiano Theilacker 8ºano 1

    Eu gostei muito do conteúdo da escravidão no Brasil porque eu não sabia que isso ainda acontecia.Os escravos bebiam água suja,e não tinhão direito a sair. Eles trabalhavam para conseguir alguma coisa para comer.A solução para isso é ter mais pena para os proprietários da fazenda.

    ResponderExcluir
  17. Raquel e Amanda:
    Mesmo com a lei áurea ainda acontece o trabalho escravo.... a escravidão esta aumentando cada vez mais no mundo todo ....a condição de vida deles e muito precária.
    A solução que eles deviriam tomar era fazer novas leis .

    ResponderExcluir