quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CAMPANHA CONTRA O PRECONCEITO.

As turmas do 8º 01 e 02 da Escola Zanella realizaram uma campanha contra o preconceito que faz parte do nosso projeto sobre a diversidade. O tema central do projeto foram os Haitianos em Santa Catarina. 

A atividade tem o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre o preconceito presente em nossa sociedade, percebendo que independente da etnia, da opção sexual e da aparência todos somos iguais.

A campanha foi espalhada por vários pontos da escola.

PARABÉNS GALERINHA!!!














TEXTO COLETIVO - A ESPERANÇA DOS HAITIANOS

O texto a seguir foi escrito coletivamente por uma turma de 8º ano. Foi baseado em pesquisas que realizaram com seus familiares. O tema de pesquisa foi "os haitianos que vivem em Timbó".

A esperança dos haitianos


A região leste do Haiti, em 2010, foi devastada por grande terremoto, destruindo toda a capital, Porto Príncipe. Após o terremoto o índice de pobreza e desemprego aumento drasticamente. Devido ao desemprego os haitianos foram obrigados a saírem de seu país em busca de uma vida melhor.

No Brasil, várias empresas fazem parcerias para ajudar os haitianos desempregados. Muitas pessoas não conhecem a história de vida deles, por isso tem preconceito. As pessoas se afastam dos haitianos quando eles entraram em lugares como escolas e supermercados e muitos veem os haitianos como “vagabundos”.

Com base na tarefa que realizamos, perguntado para nossos conhecidos o que sabem sobre os haitianos que vivem em nossa cidade. Um grupo de pessoas acha justo eles buscarem uma vida melhor no Brasil, pois os brasileiros fazem o mesmo em outros países. São pessoas educadas e que falam vários idiomas. Procuram qualificação para melhorar de emprego e não tem preguiça de trabalhar. Também encontramos relatos de pessoas que presenciaram senas de preconceito,

Alguns haitianos que vivem no Brasil trabalham para ajudar os familiares que estão no Haiti ou economizam para trazer a família para o Brasil. São pessoas simples que ficam felizes com pequenas conquistas, como por exemplo, a compra de uma bicicleta. Viver no Brasil é a esperança de uma vida melhor.