TEXTO
O historiador e as fontes históricas
O historiador é a pessoa que estuda a História, estuda as experiências vividas pelas pessoas. Trabalha com temas e assuntos relacionados a acontecimentos que, em sua grande maioria, ocorreram muito tempo antes do nascimento dele e sua função é interpretar acontecimentos históricos.
Sem os acontecimentos, o historiador não pode produzir conhecimento; sem o historiador, os acontecimentos não teriam vida. Assim, o historiador escolhe, de acordo com a finalidade de sua pesquisa, os aspectos que irá estudar, as fontes que irá analisar, as opiniões que pretende discutir, os sentimentos que julga mais importantes.
Como se fosse detetive, o historiador analisa um acontecimento com base em fontes históricas, aceita ou recusa interpretações já existentes, colhe depoimentos e chega a uma conclusão.
Para realizar seus estudos o historiador faz uso de fontes históricas. Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.
As fontes materiais escritas: Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
As fontes materiais não escritas: são objetos antigos, pinturas, fotografias, ferramentas, armas, roupas, esculturas.
As fontes não materiais ou imateriais: músicas, lendas, língua e crenças. Uma importante fonte histórica podem ser os relatos orais, histórias transmitidas através de gerações.
ATIVIDADE
Após a interpretação textual realizei uma atividade onde levei para a sala de aula vários objetos, como fotos antigas, revistas, livros, jornais, escova de cabelo, agenda, filme, cola, caixa de papelão, mapa, caneta, carta, caixa de remédio e caderno. Coloquei todo os objetos no centro da sala e cada aluno escolheu um objeto para classificar se era ou não uma fonte histórica e a qual fonte pertencia.